Facebook
FoneFone: (49) 3323-5177 | (49) 3323-2122

Artesanato Kaingang da Aldeia Condá será comercializado na loja da Associação Chapecoense de Futebol

E o artesanato Kaingang da Aldeia Condá será comercializado na loja da Associação Chapecoense de Futebol.

A Iniciativa faz parte de um conjunto de medidas para aperfeiçoar a produção e a comercialização do artesanato Kaingang em Chapecó e assegurar os direitos das crianças indígenas.

A medida deve retirar definitivamente as crianças dos semáforos, que acompanham as famílias na venda de artesanato no centro da cidade.

O Projeto foi apresentado pelo Ministério Pùblico Federal durante encontro no dia 08 de fevereiro, durante encontro com dirigentes da Associação chapecoense de Futebol, que teria sido aceito prontamente pelo clube.

Acredita-se que a projeção internacional alcançada pela Chapecoense possa agregar valor também ao artesanato Kaingang que será comercializado em sua loja e incrementar as vendas das peças de artesanato produzidas na Aldeia Condá.

A partir de agora serão adotadas as medidas necessárias para a formalização desse acordo, por meio de convênio, bem como para a adequação das vendas segundo as normas tributárias.

Segundo primeiras informações obtidas junto à Fazenda Estadual, a atividade estaria abrangida em hipótese de isenção de tributos.

Já o aperfeiçoamento da produção e comercialização do artesanato Kaingang da Aldeia Condá, será desenvolvido pela ITCP (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares) da Unochapecó.

Por outro lado, o Ministério Público também quer agilidade na construção da casa de passagem para os indígenas que se deslocam ao centro de Chapecó.

De acordo com o relatório do Ministério Público Federal, na Aldeia Condá, a grande maioria das 200 famílias tem na produção e comercialização do artesanato a principal fonte de renda, o que torna os constantes deslocamentos para a venda desses produtos na cidade uma necessidade, inclusive para a sobrevivência dessas famílias.



NEWSLETTER

Assine a nossa newsletter para receber as novidades da nossa Super Condá!


Fale conosco

Entre em contato conosco, envie suas sugestões.

(49) 3323-5177
(49) 3323-2122