Facebook
FoneFone: (49) 3323-5177 | (49) 3323-2122

Bancada do oeste debate normatização do MAPA para carcaças

A Bancada do Oeste definiu, durante reunião nesta quarta-feira (15), anunciou que vai pedir uma reunião com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, com o governo do estado e com os órgãos envolvidos para tentar resolver o impasse com as empresas que fazem o recolhimento de animais mortos nas propriedades rurais do estado.

O deputado Mauro De Nadal levou a discussão sobre a morosidade do Ministério da Agricultura nas normatizações que trata do destino da carcaça dos animais, resultante das atividades agropecuárias de Santa Catarina, a reunião da Bancada do Oeste.

Essa questão ambiental envolve diversas instâncias.

Em Santa Catarina o estado conta com um projeto piloto sobre normatização. Os animais, que antes da entrada em vigor da lei eram enterrados nas próprias propriedades, gerando riscos ao meio ambiente, atualmente são recolhidos e enviados por estas empresas a um ponto de recepção montado no município de Videira, onde são transformados em farinha e biodiesel.

De acordo com o deputado Mauro de Nadal, a normatização é um tema que interessa o estado e tem paralisado empresas devido a morosidade.

A bancada do Oeste abraçou o projeto.

Segundo o deputado, entre os encaminhamentos, nos próximos dias será buscada uma audiência com a ministra da Agricultura, ou o ministro adjunto para encontramos uma solução para que o projeto possa ter seus desdobramentos comerciais e assim se tornar viável.

O Deputado Moacir Sopelsa, apresentou uma moção ao governo do estado e governo federal, para transformação e reutilização das carcaças em âmbito federal.

O Secretário de Estado da Agricultura, Ricardo Gouvea, defendeu uma ação conjunta para garantir uma lei nacional que trate sobre destino da carcaça dos animais, especialmente devido a produção catarinense.

Em Santa Catarina o projeto funciona há dois anos e atende 75 municípios do oeste catarinense.



NEWSLETTER

Assine a nossa newsletter para receber as novidades da nossa Super Condá!


Fale conosco

Entre em contato conosco, envie suas sugestões.

(49) 3323-5177
(49) 3323-2122