Facebook
FoneFone: (49) 3323-5177 | (49) 3323-2122

PRIMEIRAS CARGAS VIA ROTA DO MILHO CHEGAM A SANTA CATARINA EM JULHO

O lançamento oficial da Rota do Milho está confirmado para os dias 12 e 13 de julho, informou a Secretaria de Estado do Planejamento (SPG). O trajeto é visto pela agroindústria como uma das melhores alternativas para suprir a demanda do grão em Santa Catarina, que é o maior exportador de carne suína do Brasil e o segundo maior de carne de frango.

Todos os anos, quatro milhões de toneladas do grão saem do Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul para abastecer as cadeias produtivas de suínos, aves e leite em Santa Catarina, num percurso que varia entre 1,5 mil e dois mil quilômetros. Com a nova rota, esta distância passa a ser de cerca de 350 quilômetros (até a Dionísio Cerqueira, na fronteira), um caminho cinco vezes menor do que o trajeto feito pelos caminhões vindos do Centro-Oeste do Brasil.

A carga com o cereal sairá do Paraguai, passará pela Argentina e entrará no Brasil pela aduana de Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste catarinense. Além da economia de tempo, a redução da distância deve reduzir os custos com frete.

O novo traçado é resultado de uma série de encontros e negociações com os governos paraguaio e argentino que começou em março de 2017. As ações foram coordenadas pelo Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina (NFSC) – órgão da Secretaria de Estado do Planejamento (SPG) -, pelo Bloco Regional de Intendentes, Prefeitos, Alcaldes e Empresários do Mercosul (Bripaem) e pelo Fórum de Competitividade e Desenvolvimento para a Região Oeste.

“A Rota do Milho dará fôlego para o agronegócio catarinense, que hoje sofre com sérios problemas de logística para conseguir matéria-prima para as suas cadeias produtivas. Ela, literalmente, abrirá caminho para o desenvolvimento”, afirmou o secretário de Estado do Planejamento, Francisco Cardoso de Camargo Filho.

Com informações do Clic RDC



NEWSLETTER

Assine a nossa newsletter para receber as novidades da nossa Super Condá!


Fale conosco

Entre em contato conosco, envie suas sugestões.

(49) 3323-5177
(49) 3323-2122