Facebook
FoneFone: (49) 3323-5177 | (49) 3323-2122

SINTE admite paralisação em Santa Catarina – Magistério está descontente com medidas de Pinho Moreira na educação.

Estudantes e Professores realizaram ato público nessa segunda-feira em frente ao Prédio da Agencia Regional de Chapecó, onde está instalada a Gerencia Regional da Educação.

Uma das pautas em debate, o CEDUP, Escola de ensino Técnico, que fechou as matriculas para o segundo semestre.

Segundo a coordenadora Regional do sindicato do magistério Estadual – Sinte, Maria Elizabete Zigui Zeferim, um documento será enviado a secretária de estado da Educação, Simone Sharam.

Outro ponto de pauta, segundo a professora Alvete Bedim, que integra o Conselho Estadual de Educação e a Coordenação do Sinte no Estado, é o reordenamento das turmas nas escolas da rede estadual.

Para Alvete, recursos para a educação no estado tem, e aponta o FUNDEB. Por outro lado critica o que avalia como uma decisão politica do governo de economizar na educação.

Alvete Bedim questiona ainda a decisão do governador Pinho Moreira em suspender a concessão de licenças prêmios ao magistério estadual. e admite a possibilidade de paralisação do magistério no estado.

————–

Já o governo em nota liberada a imprensa, justifica a não oferta de  matrículas para o CEDUP no segundo semestre, como medida para equilibrar a oferta e a procura de vagas nos cursos profissionalizantes.

A partir de agora, a matrícula de novos alunos passa a ser anual, a exemplo do que ocorre na Educação Básica, nos 18 CEDUPs do estado.

Na nota o governo informa que a medida é baseada em estudos e está diretamente relacionada a evasão escolar, que atualmente é de cerca de 40% em alguns dos 44 cursos oferecidos nos centros profissionalizantes do Estado.

Segundo a nota do governo, os estudos mostram que há pelo menos três causas para a evasão de alunos doa CEDUPs: a relação entre a oferta e a procura em cada região, a matriz curricular e a metodologia usada em sala de aula.

A ideia é rever a matriz curricular ou mesmo a lista de cursos oferecidos em cada região.



NEWSLETTER

Assine a nossa newsletter para receber as novidades da nossa Super Condá!


Fale conosco

Entre em contato conosco, envie suas sugestões.

(49) 3323-5177
(49) 3323-2122